BREVE HISTÓRICO DA SESSÃO ZOOM

     A Sessão Zoom é um programa permanente de difusão da arte cinematográfica organizado, atualmente, através da parceria entre a Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, o SESC-Araraquara, a Secretaria Municipal de Cultura-FUNDART .

     Existente há 40 anos, foi criada em 1961 por iniciativa de universitários insatisfeitos com a carência cultural da cidade. Caminhou bem até 1968, mas por questões financeiras foi interrompida durante dez anos. Retornou em 1978 e, novamente, por falta de patrocínio, teve fim em 1999. Em 2002, conjugou a importante parceria entre as quatro instituições citadas e, como prévia, lançou no final do ano uma Mostra do novo cinema brasileiro, tendo grande repercussão. A Sessão Zoom voltou de vez em 2003 e, desde então, consolidou-se como é no formato atual.

     Em 40 anos, a Sessão Zoom manteve a originalidade sem esquecer o objetivo principal: exibir filmes que estejam fora do circuito comercial (ou ainda, os “filmes de arte”, como dizem) que zelam pelo entretenimento e pela crítica cinematográfica.